Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
Admirável Mundo Novo é considerado uma das distopias clássicas, junto com 1984 e Fahrenheit 451 mas além de uma das primeiras obras distópicas da história, o livro é uma previsão assustadoramente real do que nossa sociedade é e do que ela pode vir a se tornar.
Sobre o Livro:
- Autor: Aldous Huxley
- Editora: Biblioteca Azul (edição da capa ao lado)
- Numero de Páginas: 312
- Lançamento: 2014
- Skoob.
- Onde Comprar: Livraria Cultura
Em algum momento, depois de uma grande guerra, a sociedade decidiu que a felicidade deve ser a prioridade, e para ter felicidade é preciso estabilidade. Certo, a partir desse ponto o que causa instabilidade foi descartado, nesse futuro não existem religiões, nem sentimentos e o conceito de família é algo ultrapassado e de certa forma vergonhoso. Não existem “pais” nem “mães”, todas as pessoas são geradas em provetas, logo que o óvulo é fecundado eles são condicionados a pertencer a uma das classes.
Por exemplo, a classe mais baixa é a dos Ípsilons, desde a gestação eles recebem menos oxigênio que os outros, para garantir que serão menos inteligentes. Já ouviram falar em pessoas que aprendem as coisas dormindo? A partir de repetições durante o sono? Pois bem, todos nessa sociedade são condicionados a partir de mensagens gravadas que se repetem milhares de vezes até a idade adulta. Essas mensagens ensinam conceitos básicos da sociedade para as pessoas; a limpeza é primordial, não há porque concertar se você pode comprar um novo, tenho muito orgulho da minha classe, não gostaria de ser outra coisas, agora todos são felizes…

Com esse cenário montado podemos falar do nosso conflito, algumas pessoas, por algum motivo desconhecido, não conseguem se adaptar completamente com a sociedade, é o exemplo de Bernard, ele gosta da solidão (coisa que a sociedade abomina) e por se sentir à margem de todos ele decide, junto com uma garota, ir a reserva dos selvagens, a procura de algo que ele não sabia bem o que era.
Só queria fazer parte da sociedade. Na reserva dos selvagens o casal entra em contato com pessoas velhas (ninguém envelhece no mundo civilizado, a ciência avançou o suficiente para fazer todos pararem de envelhecer com 20 e poucos anos), sujeira, pobreza… Mas dentre todos os selvagens Bernard conhece John, filho de Linda, uma mulher civilizada que acabou vivendo entre os selvagens.

Eu achei a história simples, no fundo, o importante é a relação de John com a sociedade e como ele lida com seus ideais de honra e família nesse mundo civilizado. Ele se apaixona e passa a enxergar milhares de defeitos nesse mundo civilizado. Assustador e profético, Admirável Mundo Novo é um livro completamente diferente de qualquer distopia que temos hoje em dia, é um livro denso e que faz o leitor refletir. Muito do que vemos no livro pode ser colocado na nossa realidade com metáforas e até literalmente.
Os habitantes de Admirável Mundo Novo fogem da realidade com drogas e vivem sob uma felicidade coletiva mas muitas vezes falsa. Recomendo a todas as pessoas, quem gosta de distopia ou não, é um livro incrível que deveria ser leitura obrigatória.
1 Comentários
Não conhecia esta distopia e me parece ser realmente muito boa!
ResponderExcluirVou procurar este livro para colocar na minha lista de desejos, rs.
Beijinhos Cá.
www.carinapontes.com